criar site

domingo, 20 de junho de 2010

Rio e Baixada devem economizar água

RIO DE JANEIRO - O município do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense podem ter redução no abastecimento de água a partir de terça-feira (22), devido ao trabalho de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, que será retomado. O serviço será executado agora na parte mais antiga da estação, conhecida como Veta. Os moradores da região citada acima devem economizar água.


A paralisação da operação da ETA Guandu terá início às 8 horas da terça, e terá a duração de 24 horas. Os técnicos da companhia optaram por dividir a parada da ETA do Guandu em duas partes, uma realizada no início deste mês e a outra na próxima terça-feira, visando minimizar os problemas de fornecimento de água às pessoas abastecidas pela estação.
A Estação de Tratamento de Água do Guandu é composta de duas unidades, da Velha Estação de Tratamento de Água (Veta) e da Nova Estação de Tratamento de Água (Neta), que juntas produzem 43 mil litros de água por segundo. A Veta produz 28 mil litros por segundo e a Neta trata 15 mil litros por segundo. A Cedae montou um esquema especial para atender a hospitais com carros-pipa.

A paralisação do Guandu envolverá a participação de cerca de 300 funcionários. Técnicos da Nova Cedae farão uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema abastecimento do Guandu. O abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, entretanto, em algumas áreas mais isoladas, como regiões mais altas e “pontas” do sistema, o abastecimento poderá levar até 48 horas após a conclusão dos trabalhos para ser restabelecido. Até a normalização do fornecimento de água, os moradores devem evitar desperdícios como lavar carros e calçadas, tomar banhos demorados regar jardins e quintais.

Agência Rio

1 comentários:

Cíntia Costa disse...

vlw pelo aviso ;)

Postar um comentário