criar site

terça-feira, 1 de março de 2011

Baixada terá política de saúde integrada

BELFORD ROXO (Agência Rio) - Fortalecer a atenção básica à saúde e a rede de urgência e emergência, construir novas maternidades e desenvolver políticas de prevenção e combate à dengue na Baixada Fluminense. Essas são as ações para tratar de forma integrada a saúde nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Nova Iguaçu e São João de Meriti. O secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e os prefeitos e secretários de saúde da região participaram da reunião que discutiu os novos rumos da área.

Algumas das medidas discutidas foram a criação de Clínicas da Família e o fácil acesso da população a medicamentos e exames. Para isso, o Estado vai aumentar a ajuda financeira que o Ministério da Saúde já oferece aos municípios. Na área de urgência e emergência, que conta com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h, a proposta é utilizar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf)para contratar médicos e uniformizar salários.

"Além da melhoria na atenção básica e na rede de urgência e emergência, vamos inaugurar maternidades em Mesquita, Itaguaí e Duque de Caxias. O Estado colocará recursos também para que a Prefeitura de Nilópolis reforme um dos andares do Hospital Juscelino Kubitschek para ampliar a maternidade com 80 novos leitos", explicou o secretário Sérgio Côrtes.

Para combater a dengue, as secretarias municipais de Saúde vão instalar Centros de Referência da Dengue, onde serão realizados exames laboratoriais. Nas unidades, os pacientes também podem receber hidratação. As prefeituras terão ajuda do Governo do Estado, que doará as poltronas e os insumos necessários para que a rede de referência seja montada.

0 comentários:

Postar um comentário