criar site

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ensino Superior é democratizado com vestibular do Cederj


BELFORD ROXO - A possibilidade de conciliar atividades cotidianas com os estudos, a flexibilidade de horário, e a eliminação de deslocamento diário e de custos de transporte foram algumas das vantagens que levaram Suzana Martins, de 52 anos, a optar pelo ensino superior a distância. A moradora de Belford Roxo cursa, atualmente, o terceiro período de pedagogia na Uerj, através do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que encontra-se com as inscrições abertas para o vestibular 2013, até 4 de novembro.

Responsável pelo sustento dos dois filhos, Suzana sofre há cinco anos de artrite reumatoide que dificulta sua locomoção e a impede de trabalhar. No entanto, a doença não conseguiu atrapalhar seu sonho de cursar uma universidade:

- Se não fosse pelo ensino a distância não teria condições de estudar. A artrite reumatoide é uma doença que me impossibilita de andar longas distâncias e me faz sentir muitas dores. Não poderia frequentar aulas todos os dias nesse estado – diz a ex-assistente de Recursos Humanos, que após duas décadas sem estudar, decidiu ingressar num pré-vestibular social para tentar o processo seletivo da Cederj:

- Mal pude acreditar quando fui aprovada no vestibular da Cederj. Estou realizando o sonho de ser a primeira pessoa na família a cursar uma universidade. Estudo várias horas por dia, através do computador, e pesquiso sobre os temas das aulas. É uma modalidade de instrução que demanda disciplina, mas oferece um ensino de alta qualidade, com um bom material e professores excelentes. Aos sábados, há aulas presenciais no polo da Cederj, próximo à minha casa, onde posso me reunir com os colegas e tirar dúvidas com os professores. É um método que democratiza o acesso à educação e que recomendo a todos! – elogia Suzana.

Quando se formar, a dona de casa ainda pretende dar aulas de reforço para crianças e adultos da comunidade onde mora:

- A educação é o segredo para mudar de vida. Quero compartilhar meus conhecimentos com os moradores de Belford Roxo e ajudar adolescentes e adultos da região a ingressarem numa universidade. Mais para frente, também vou prestar vestibular da Cederj para História – anima-se Suzana.

Outra que também teve sua vida radicalmente transformada pelo ensino a distância da Cederj foi Regina Célia Stroligo, de 44 anos. Em 2009, a moradora de Nova Friburgo formou-se em pedagogia pela Uerj, logo depois, passou para um concurso público federal na área e, hoje, faz mestrado de Sistemas de Gestão na UFF:

- Decidi fazer universidade a distância porque, na época, precisava ficar em casa para cuidar da minha filha pequena e não tinha condições financeiras e nem tempo para cursar uma faculdade presencial em outras cidades. Esse curso abre muitas portas e permite que pessoas do interior do estado, como eu, também possam estudar em instituições públicas de qualidade. Foi o ponto de partida que mudou a minha vida!

Inscrições para Vestibular Cederj 2013 – 1° semestre

As inscrições para o Vestibular Cederj, para o primeiro semestre de 2013, ficam abertas até o dia 4 de novembro. A instituição oferece 6.305 vagas nas principais universidades públicas do Rio de Janeiro (Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio, UENF e CEFET). Os candidatos poderão concorrer a 13 cursos: Administração, Administração Pública, licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo. Os interessados devem realizar as inscrições pela internet, na site www.vestibular.cederj.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45.

(Esther Medina - Imprensa RJ) - Foto: André Gomes de Melo

0 comentários:

Postar um comentário