criar site

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Baixada Fluminense ganha internet sem fio gratuita


DUQUE DE CAXIAS - Cerca de 1,7 milhão de moradores da Baixada Fluminense poderão ter acesso gratuito à internet wireless (sem fio), a partir desta quarta-feira (2), quando foi inaugurado o projeto Rio Estado Digital em Duque de Caxias. O programa de acesso à internet em banda larga wireless também atenderá aos municípios de São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Com investimentos de R$ 3 milhões, a iniciativa irá assegurar a inclusão digital dos moradores da região.

O projeto será concluído na Baixada Fluminense até o fim de abril de 2010. A segunda etapa do Rio Estado Digital na região beneficiará mais 1,3 milhão de pessoas. O programa - que disponibiliza sinal de internet sem fio nas orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon e nas comunidades Santa Marta e Cidade de Deus - irá inaugurar também o Avenida Brasil Digital. A novidade deve chegar aos 28 bairros da via expressa e à Vila Kennedy no dia 16 de dezembro. Aproximadamente um milhão de cidadãos terão a oportunidade de entrar para a era digital.

"Nasci em Duque de Caxias e inaugurar um projeto como esse na região é muito gratificante. O Baixada Digital só é possível graças às parceiras com as universidades e as prefeituras. A internet é um instrumento de conhecimento. Com a ferramenta, o cidadão tem a chance de ingressar no mercado de trabalho e ter uma outra relação com o mundo. Acho que a internet é um grande instrumento de conhecimento", afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

A iniciativa realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que conta com a parceria da Rede Globo, tem servido de exemplo ao disponibilizar para uma grande parte da sociedade essa importante ferramenta de informação e comunicação. A implantação do projeto ajuda a democratizar o acesso ao universo online. De acordo com o Ibope, o número de usuários da rede cresce a cada ano no Brasil. A empresa líder na mediação da internet projeta a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em ambientes de trabalho e residências.

Informação, cultura, entretenimento e educação. É o que busca a estudante Juliana Azevedo, de 21 anos. Para a moradora de Caxias, o programa estadual chegou como mais uma forma de comunicação. Usuária assumida dos comunicadores instantâneos e das redes sociais, Juliana garante que também usará a internet gratuita do projeto Rio Estado Digital para se qualificar profissionalmente. Cursando o segundo período do curso de Psicologia e à procura de um estágio na área, a jovem utilizará a rede para enviar currículos.

Agência Rio
Foto: Carlos Magno/Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário