criar site

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Olimpíadas Escolares do Rio promovem modelo inédito de disputa

RIO DE JANEIRO - Uma disputa com cerca de 500 atletas, envolvendo 14 municípios e 58 escolas da rede pública e particular. Um total de 434 competidores olímpicos e 51 paralímpicos reunidos no mesmo local de prova, no Estádio Célio de Barros, dentro do Complexo do Maracanã, nos mesmos dias - 29 (sábado) e 30 (domingo) deste mês de setembro), e na mesma competição.

Este é o cenário, sem precedentes no Brasil, em que atletas olímpicos e paralímpicos se alternam no mesmo local de prova, durante o atletismo nas Olimpíadas Escolares da categoria B, com estudantes de 15 a 17 anos. Estarão presentes jovens do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Cabo Frio, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Valença, São Pedro da Aldeia, Belford Roxo, Paulo Frontin, Macaé, São João de Meriti, São Gonçalo, Teresópolis e Macaé.

Este formato inédito simboliza o início do processo de desenvolvimento do esporte paralímpico em conjunto com o olímpico. Haverá participação de atletas paralímpicos, que disputarão suas provas específicas em alternância com a realização das provas convencionais, promovendo interação entre os envolvidos e contribuindo com o processo de inclusão social. No sábado (29/9) a competição iniciará a partir das 8h00, com previsão de término às 17h00. Já no domingo (30/9) as provas serão realizadas apenas na parte da manhã.

Dando continuidade à programação das Olimpíadas Escolares do Rio de Janeiro, haverá também neste fim de semana a realização de partidas referentes às modalidades coletivas. No total, cerca de 1800 estudantes estarão em quadra disputando classificação para a fase final da categoria B no futsal, vôlei, handebol e basquete. As partidas serão em oito municípios sedes (Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Duas Barras, Barra Mansa, Niterói, Quissamã e São Gonçalo). A programação está disponível no site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (www.esportelazer.rj.gov.br).

As Olimpíadas Escolares do Rio de Janeiro são a principal competição esportiva entre escolas públicas e privadas do estado. Em 2012 são 478 escolas participantes, envolvendo 12 mil estudantes. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Saúde.

Agência Rio

0 comentários:

Postar um comentário